RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Meio Ambiente comemora 13 anos de criação da Patrulha Ambiental do Rio

Publicado em 29/09/2014 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente celebra a criação de um importante protetor do patrimônio natural da Cidade: a Patrulha Ambiental. Em seu 13º aniversário, o grupo acumula mais de 35 mil atendimentos à população, em trabalhos de fiscalização e preservação da natureza.

A equipe, composta por técnicos da Secretaria e guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental, atende a denúncias de danos à fauna, resgate de animais mantidos em cativeiro ou comercializados irregularmente, captura e caça e maus tratos, desmatamentos, corte de encostas, ocupações irregulares em estágio inicial, poluição hídrica, poluição atmosférica, do solo, apoio às subprefeituras da Cidade em operações de controle urbano e outras. Disponível 24 horas por dia, o serviço tem como objetivo flagrar e coibir agressões ou danos ambientais.

Somente este ano, a Patrulha Ambiental já atendeu a 2.299 chamados. Entre as demandas mais solicitadas, 34% correspondem ao serviço de resgate de animais silvestres, sendo recordistas gambás e gaviões, 28% a reclamações relacionadas à corte ou sacrifício de árvores, com o aumento de agressões às arvores de calçada pública, 18% são relativas à poluição atmosférica (os recordistas das reclamações são marmorarias e oficinas que atuam em discordância com a legislação municipal) e 9% a desmatamentos.

A cidade do Rio de Janeiro possui importantes fragmentos de vegetação do bioma Mata Atlântica e ecossistemas associados. Nesse sentido, o alto índice de denúncias contra danos à flora demonstra o interesse do carioca em preservar as áreas verdes do município. Por isso, acionar a Patrulha Ambiental para o controle de danos ambientais é fundamental. Sua equipe é preparada para atuar no recolhimento de animais silvestres em situação de risco e fiscalizar as agressões ao meio ambiente.

Os chamados devem ser feitos através da Central de Atendimento da Prefeitura (1746).

C/ PREFEITURA DO RIO

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário