Os rios, ou cursos fluviais, sempre foram, e são até hoje, um dos mais importantes recursos para a sobrevivência da humanidade. E para manter esse recurso cada vez mais livre da poluição humana, um mutirão deverá em breve manter um dos rios mais importantes na região livre da poluição.
Na sexta-feira, dia 26, a secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu comemora o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias com a coleta de resíduos sólidos no Praião de Barra de São João. O ponto de encontro será às 8 horas, em frente à sede da Administração local, localizado no Praião, onde os participantes receberão um kit com luvas, sacolas plásticas e uma prancheta para identificar o volume e o tipo de lixo recolhido.
De acordo com o diretor do departamento de Meio Ambiente, Luizmar Mozer, na edição do ano passado, o encontro foi dividido em pontos estratégicos na extensão das praias. “Após o momento de coleta de lixo, houve pedidos dos participantes sobre a conscientização do lixo, e que houvesse mais momentos como esse no nosso município. O saldo de lixo catalogado entre os participantes dos grupos somou um total de 1.902 itens de resíduos”, disse.
No ano passado, participaram cerca de 300 pessoas, entre alunos e moradores do distrito, onde foram coletados os mais variados resíduos como tampas de garrafa, guimbas de cigarro, embalagens de picolé, canudo, caixas de papelão, entre outros.
“A secretaria de Meio Ambiente realiza esta ação que acontece todos os anos e visa conscientizar crianças e jovens sobre a importância de preservar a natureza”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Maurício Porto. Uma ambulância da secretaria de Saúde e agentes da Guarda Municipal acompanharão todo o evento, que contará ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)