Fundação Municipal Casimiro vai realizar o plantio de mudas frutíferas em uma área do Sítio Agrícola
Entre tantos papéis fundamentais , as florestas servem para regular a temperatura do planeta, bem como purificar sua água. Porém, a mortalidade florestal resultante das secas e do calor excessivo vem aumentando. Grandes perdas têm sido notadas nas florestas tropicais, como a Amazônica e a do Congo, gerando impactos na quantidade de chuva dessas regiões, tanto quanto nas populações que vivem nelas ou próximas a elas.
E para comemorar o Dia da Árvore, a Fundação Municipal Casimiro de Abreu vai realizar na próxima sexta-feira, dia 19, a partir das 14 horas, o plantio de mudas frutíferas em uma área do Sítio Agrícola. A atividade vai envolver os adolescentes do Programa Jovem Agricultor Orgânico, alunos da APAE, Casa Abrigo e da Escola Agrícola. No pomar serão plantadas espécies, como graviola, cambucá, acerola, goiaba, manga, amora, ingá, pitanga, entre outras.
Além de marcar a data, a ação, que também faz parte do projeto ‘Sala Verde’, vai promover a integração dos alunos com o meio ambiente. “As árvores nos trazem muitos benefícios. As frutíferas ainda nos fornecem alimento. Além disso, essas atividades em contato com a natureza são muito positivas para esses alunos”, ressaltou o biólogo e professor do programa Jovem Agricultor Orgânico, Vítor Hugo Veras.
O biólogo ressaltou que o cultivo das árvores frutíferas é de grande importância para a melhoria da alimentação e, consequentemente, da saúde. “As frutas são capazes de reduzir os riscos de diversas doenças, e são fontes naturais de vitaminas e minerais fundamentais para equilibrar o funcionamento do nosso corpo”, falou Vítor.
O Sítio Agrícola já conta com uma variedade de frutas cultivadas de forma natural, como banana, laranja, mamão, entre outras. Os Jovens Agricultores Orgânicos também ajudam no cultivo de mudas nativas e da horta orgânica. “Toda a produção tem uma finalidade social. Os alimentos são utilizados para o consumo próprio e doados às escolas e instituições sociais e as mudas nativas utilizadas no reflorestamento de áreas degradadas no próprio município”, ressaltou o presidente da Fundação Municipal Casimiro de Abreu, Alcyr Neves.
No passado, a Fundação beneficiou diversas instituições do município, como Apae, Casa dos Velhinhos, Lar de Santana, Projeto Recriar, DPO e Corpo de Bombeiros, com a doação de cerca de dez mil quilos de alimentos, como banana, milho, jiló, aipim, pimentão, maracujá, maxixe, rúcula, beterraba, berinjela e abobrinha, além de verduras e temperos como alface, cebolinha, couve, salsa, coentro e brócolis.
› FONTE: RJ News