RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Horta na escola promove benefícios às crianças

Publicado em 18/08/2014 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


João Barreto

João Barreto

Disciplina, responsabilidade e contato com a natureza são resultados do trabalho de 180 crianças, com idades entre dois e cinco anos, matriculadas na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Cândida Maria da Silva Vieira. Eles aprenderem a lidar com uma horta que fica nos fundos da instituição de ensino.
 
Segundo a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação, Elisa Portugal, ideias como essa proporcionam às crianças senso de responsabilidade, uma vez que elas devem plantar, regar e colher.
 
- Esse contato com a terra faz com que as crianças tenham mais disciplina, além de uma alimentação mais saudável. É que quando acompanham esse processo, se sentem mais motivadas a se alimentarem melhor – pontua ela.
 
Para a professora orientadora Nair dos Santos, a horta está fazendo mais que apenas a produção de temperos e hortaliças (beterraba, couve, cebolinha): promove nas crianças maior conscientização de que a vida depende do ambiente.
 
- A horta incentiva as crianças a cultivar o plantio conscientemente, garantindo uma alimentação mais saudável, além de estimulá-las a cuidar da manutenção das hortaliças – conta Nair.
 
Ela acrescenta dizendo que dentro de sala de aula as crianças também aprendem sobre os alimentos e seu valor nutricional, a importância do solo para a reprodução de alimentos e o cuidado com a preparação da terra.
 
O fiscal rodoviário Jean Michel, pai de quatro crianças matriculadas na instituição de ensino, contou que em casa os filhos comentam a alegria de terem ajudado nos trabalhos na horta. “Eles revelam que têm aprendido a plantar, que são muito bem tratados pelas professoras”, completa. 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário