RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Feiras de Ciências movimentam a rede municipal

Publicado em 14/08/2014 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Moisés Bruno

Moisés Bruno

A rede municipal de ensino promove as Feiras de Ciências nas escolas até o final deste mês. Estudantes da  Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio apresentam trabalhos produzidos nos últimos meses. O objetivo é revelar talentos, estimulando o raciocínio lógico, a comunicação oral e o senso de investigação. Com tema livre, a iniciativa movimenta as unidades da área central e da Serra desde a última segunda-feira (11). Assuntos diversos estão sendo abordados pelos estudantes, conduzidos pelos professores e orientadores pedagógicos.
 
Nesta terça (13), por exemplo, as escolas Engenho da Praia e Professor Samuel Brust realizaram a programação. Eles abordaram temas como “Cuidados com o HIV”, "Fotossíntese", “Gravidez”, “Cromatografia”, “Dengue” e “Tratamento de esgoto”. Entre os mais animados estavam Samuel de Souza, Johan Rangel e Matheus Cardoso. Os gêmeos Lucas e Luís André Riscado, de 12 anos, filhos de pescadores, destacaram a vida de alguns peixes. “Pesquisamos e descobrimos que a espécie ´pescadinha´ dorme de olho aberto”, relatou Lucas.
 
De acordo com a professora de Ciências, Fátima Cabral, e a orientadora pedagógica, Fernanda Pereira, os alunos vão estudar ainda neste semestre os oito conceitos que poderão mudar o mundo, sugeridos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, as feiras se consolidam por destacar recursos para divulgação de ciência na comunidade escolar. “A construção de um experimento científico reforça a aproximação entre professor e aluno em prol do processo ensino-aprendizagem”, disse.
 
Na lista de escolas com a programação definida estão: Eraldo Mussi, José Calil Filho, Joaquim Breves e Tarcísio Paes de Figueiredo (na Serra). A feira acontece nesta quinta-feira (14) no Colégio Municipal Interagir. Já na sexta-feira (15), o projeto será nas escolas Aroeira, Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamim e Balneário Lagomar. No dia 27, a programação vai à Escola Maria Letícia Santos Carvalho. A responsabilidade é da coordenadora de Educação Ambiental da secretaria de Educação, Denise Motta, e da coordenadora de Ciências do Ensino Fundamental, Martinha Pimentel, que visitam todos os locais.
 
Apresentação dos melhores
 
Os melhores trabalhos serão selecionados para a Feira de Ciências de Macaé (FECIMAC), que vai acontecer no dia 13 de setembro. A FECIMAC em Macaé é fruto de um projeto selecionado e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que oferece bolsas e prêmios com o objetivo de cumprir o papel de instrumentos de divulgação e valorização da política de desenvolvimento científico e tecnológico. “A intenção é criar grupos de pesquisas para a investigação científica em diversas áreas do conhecimento”, disse a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário