Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado, disse que essa foi uma vontade do prefeito, após notar que a parceria renderia bons frutos à cidade e região
Oferecer mais segurança e apoio quando necessários às famílias em Casimiro de Abreu e aos distritos, como por exemplo, Barra de São João. Esse é um dos passos que o executivo em parceria com a Polícia Militar do estado, vem realizando para tentar de forma eficaz coibir a criminalidade na cidade e região. E para aprimorar ainda mais esse elo de segurança, Casimiro recebeu recentemente a sede da administração da 4ª Companhia de Polícia Militar.
A mudança vai proporcionar uma interação maior entre os comandos da Polícia Militar e da Guarda Municipal, e deverá gerar benefícios para a população. Para atender o distrito de Barra de São João, a Polícia Militar vai trabalhar com o policiamento ostensivo e ampliar o atendimento com as motos patrulha. A Guarda Municipal implantou a ronda ciclística e a ronda diária com quadriciclo, que até então era usado apenas no verão. Além disso, o efetivo da Guarda foi ampliado em 20% na localidade.
Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem do jornal RJNEWS, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado, disse que essa foi uma vontade do prefeito, após notar que a parceria renderia bons frutos à cidade e região. Ainda de acordo com ele, entre esses benefícios estão a facilidade de acesso ao capitão Patrício, que assumiu no final de maio o comando da 4ª Cia.
Para entender melhor como essa parceria está sendo vista nas ruas, a equipe de reportagem conversou com a população. Dona de casa, Ana Silva, mora na localidade conhecida como Vila Maturana. Ela acredita que agora vai andar com mais segurança. “Toda união quando é feita de forma a coibir algo que envolve o crime, é bem vindo”, disse.
A instalação da sede administrativa da 4ª Cia da PM em Casimiro de Abreu vai ampliar a ação da Polícia Militar no município. “Nossa preocupação é oferecer o máximo de segurança possível aos munícipes. Em parceria com a Guarda Municipal, acreditamos que o serviço será melhorado”, afirmou o prefeito.
Maria das Dores, 50 anos disse que não mora na cidade, mas está hospedada na casa de sua irmã no bairro conhecido como Pedro Ratts. “Sou de Niterói, mas estou sempre aqui e confesso que me sinto mais segura com essa parceria. Aqui aonde a pessoa vai é monitorada por câmeras, isso também ajuda a inibir a criminalidade”, observou.
Constantemente a Guarda Municipal realiza operações conjuntas com a Polícia Militar. Essas operações, algumas com o auxílio dos cães farejadores do Canil da Guarda Municipal, têm resultados em apreensões de drogas, armas, recuperação de objetos roubados e prisão de bandidos.
Segundo ele, a partir de agora o efetivo aumenta em mais de 50% e o município recebe mais uma viatura, que irá cuidar especialmente do patrulhamento do centro da cidade, onde circula o maior volume de dinheiro. “Com o aumento do efetivo, uma viatura a mais e o apoio da Guarda Municipal podemos otimizar o atendimento de prevenção e combate ao crime na cidade”, declarou o comandante.
Sobre a opinião do comandante Patrício, o secretário Shinkado disse ser importante o comandante estar presente para fiscalizar melhor e aproximar o contato com a secretaria. “Estamos nos reunindo toda semana para definir ações conjuntas que só têm a beneficiar a cidade”.
› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)