RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Biblioteca da Unesc lança campanha para cuidar dos livros e respeitar o conhecimento

Publicado em 26/06/2014 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Cuidar dos livros é algo essencial. Pensando nisso a Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc montou uma exposição com os livros que são danificados pelos usuários. No hall da Biblioteca se encontram diversos exemplares danificados. Dobrar as páginas para marcar capítulos, sublinhar com lápis, o uso de marcadores. Estes são alguns dos hábitos que precisam ser mudados para preservar o acervo de livros, pois outras pessoas são prejudicadas com esses atos.

“Um usuário pensa que não tem problema sublinhar um livro a lápis, porém, não sabe que isso dificulta um trabalho que oferecemos aos usuários com deficiência visual, que é a digitalização do acervo, precisamos apagá-lo, pois o resultado da digitalização fica muito ruim, os caracteres são substituídos por outros, impossibilitando a leitura pelo software leitor de tela”, conta a coordenadora da Biblioteca, Elisangela Just Steiner.

O responsável que tomou a obra emprestada deve devolvê-la nas mesmas condições que a retirou da Biblioteca. Em caso de dano, a restauradora da Biblioteca avalia se dá para arrumar a obra ou precisa de reposição. “Quase todos os dias temos livros devolvidos com algum tipo de dano. A frase da campanha ‘Cuidar dos livros é respeitar o conhecimento’ expressa exatamente a nossa realidade”, afirma Elisangela.


 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário