RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

‘Ação Ambiente e Comunidade’ marca dia do Meio Ambiente no Calçadão

Publicado em 06/06/2014 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Ana Chaffin

Ana Chaffin

Nesta quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, e na sexta-feira (6), o caminhão de coleta da Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território estará, das 9h às 16h, na Praça Arlindo Mourão, no bairro Aroeira, para a Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos. No sábado (7), o ponto será a Barra da Lagoa de Imboassica. A campanha irá até o dia 15 de julho. O caminhão também atende ao Programa Municipal de Recolhimento de Óleo Vegetal, lançado em 26 de abril, que será permanente.
 
Para divulgar essas e as demais ações da Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território, a &39;Ação Ambiente e Comunidade’ aconteceu nesta quinta-feira, em frente à sede da Sociedade Musical Nova Aurora, no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, no Centro, das 9h às 16h. 
 
O estande, no Parque Aeroporto, recebeu a visita de estudantes de duas escolas municipais do bairro. Não foi diferente no Calçadão, as crianças eram as mais curiosas. A analista ambiental da coordenadoria, Evelyn Raposo, apresentou a quem parava algumas espécies do Costão de Macaé, localizado próximo ao Posto 1 da Praia dos Cavaleiros. Os interessados tiveram a oportunidade de tocar em ouriços, pepinos do mar, anêmonas, moluscos, briosuários, siris e algas.
 
- Queremos despertar o interesse das pessoas em preservar. Essas espécies podem ser mantidas, se seu ambiente não for poluído -, disse Evelyn.
 
A diarista, moradora do distrito de Córrego do Ouro, Sueli Ribeiro, 37, parou no estande para que seus filhos - Washington, 12; Isadora, 4, e Isabela, 2 -, conhecessem a vida marinha local. Washington, que pretende ser biólogo, respondeu às expectativas dos organizadores da ação. "Fico com vontade de cuidar e de conhecer mais", disse.
 
Coleta de resíduos
 
Os resíduos tecnológicos podem ser entregues também, até o dia 15 de julho, na sede da coordenadoria, na rua Amphilóphio Trindade, 67, no bairro Lagoa, ou ainda na da Secretaria de Ambiente, situada na rua da Igualdade 537, no bairro Imbetiba. A coleta de óleo vegetal, que vai ser permanente, será feita nesses mesmos locais.
 
Em 2013, cinco toneladas de resíduos tecnológicos foram encaminhados pela Prefeitura a uma empresa especializada. Equipamentos como pilhas, baterias, mouses, teclados, celulares, monitores, entre outros, contêm substâncias que causam danos a saúde da população e para o meio ambiente. Muitos deles são compostos por mercúrio, cádmio, chumbo, zinco e manganês, capazes de penetrar no solo e contaminar a água, além de emitir gases que agravam o efeito estufa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (22) 2773-3518.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário