RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Nota fiscal eletrônica será tema de live nesta quarta (24)

Publicado em 23/02/2021 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Uma das cidades pioneiras na emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), desde 2007 (para comparação, a cidade do Rio de Janeiro só passou a usar o sistema a partir de 2010), a Prefeitura de Macaé vai anunciar melhorias no serviço (que pode ser acessado aqui https://spe.macae.rj.gov.br/nfse/capa.aspx). A apresentação será nesta quarta (24), às 10h, na live do projeto Amacon Online, promovida pela Associação Macaense de Contabilidade (Amacon), no Instagram da entidade: @amaconmacae.

A coordenadora do setor de NFS-e da prefeitura, Carla Alves Faria, vai participar do evento online, e demonstrar as funcionalidades da ferramenta. “Vamos bater um papo sobre a nota fiscal e o que conseguimos fazer no sistema durante a pandemia, para que tivesse mais funcionalidade e a pessoa não precisasse ir pessoalmente à secretaria. A gente trouxe várias questões que eram demandas e pedidos dos contribuintes e conseguimos aplicar ao sistema”, conta a bacharel em Direito e Ciências Contábeis pela UFF.

A live tem como tema: “Nota fiscal de serviços eletrônica e suas funcionalidades” e também vai contar com a participação do presidente da Amacon, Adail Costa Junior, contador formado pela UFF e especialista em gestão empresarial pela FGV.

Segundo Carla Alves, antes da pandemia do Coronavírus, já era prática da prefeitura realizar workshops para atualizar contribuintes sobre o sistema, sempre trabalhando em conjunto e fazendo parceria com empresas e associações como a própria Amacon, a Associação Comercial, Petrobras, entre outras. 

“Essas parcerias são importantes no desenvolvimento e arrecadação do município. Esses workshops aproximam as pessoas da gente, e conseguimos saber quais são as dúvidas. Isso é bom para nós e para o contribuinte. Mas, com a pandemia, ficou mais complicado. No fim de 2019, foi publicado um decreto novo sobre a nota fiscal eletrônica trazendo várias melhorias e, durante a pandemia, a própria Amacon fez lives com Valcileia Sanchez, funcionária da prefeitura e também à frente da Junta Comercial, e com Leonardo Medeiros, do setor de alvarás na prefeitura”, relembra.

A coordenadora acrescenta que, na live desta quarta (24), vai falar também sobre a ficha cadastral do contribuinte, que terá acesso ao sistema e às informações, e terá, entre outras questões, mais segurança jurídica. “Essas alterações precisam ser feitas para que possamos atualizar um modelo de nota novo, mais moderno, porque o modelo que trabalhamos hoje está aí desde 2007. Mas, para isso, precisamos atualizar esse cadastro. A gente vai introduzindo essas melhorias para que nossos contribuintes possam atualizar seu cadastro com segurança e tenha um impacto positivo quando houver mudanças”, define.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário