RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

"Navegando na Poesia" entrega coletânea

Publicado em 12/02/2021 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Foi realizada nesta quinta-feira (11) a culminância do projeto "Navegando na Poesia", com a entrega de kits com a coletânea  "Vamos brincar de poesia ?", produzida pelos alunos da Escola Municipal Aroeira. A programação, que seguiu as regras de distanciamento social e agendamento prévio, contou com estudantes, pais e a equipe gestora da unidade.

Os alunos participantes tiveram a oportunidade de receber os livros, autografar a produção, cartão de certificação de participação no projeto e autoria do livro, além de máscaras e  uma cesta com guloseimas, destacadas nas poesias como nutella e balas.

Entre eles está Marcely do Carmo Lopes de Lemos, de 11 anos, autora da poesia "A raiva". "Eu sempre gostei muito de ler e escrever. Gosto de me inscrever em festivais e me comunicar e criei um canal no Youtube", pontuou.

A mãe dela, Jordana Lopes, disse que vai continuar incentivando a filha. "Meu pai, se estivesse vivo, ficaria muito orgulhoso de ver tudo isso. Agradeço a todos, principalmente à equipe da escola", comentou.

Desde o início de janeiro,  as escolas municipais receberam livros publicados com as poesias dos alunos, construídas nas oficinas organizadas pelos projetos.

O projeto abrangeu cerca de 800 alunos das escolas municipais; Colégio Municipal Renato Martins (Ajuda); Escola Estadual Municipalizada Nosso Senhor dos Passos (Botafogo), Colégio Municipal José Calil Filho (Barreto); Escola Municipal Maria Cristina Castelo Branco da Cruz (Cabiúnas), Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola (Barra), além do Colégio Municipal Aroeira, que teve a participação de 15 alunos na coletânea, com produções redigidas nos anos de 2019 e 2020.

Para a Secretária de Educação, Eliane de Araújo, o projeto é lúdico e motivador. "São trabalhadas a imaginação e a criatividade. Os alunos produzem, se soltam e interagem de uma forma inimaginável", ressaltou.

A Secretaria de Educação também recebeu um kit, entregue pela coordenadora do projeto, Rachel Carvalho, para a coordenadora de 1º ao 5º ano da rede municipal, Adélia Mattos Pessanha e a diretora da escola, Dulcinéa Amado.

"Agradecemos a parceria. Parabenizo todas as escolas. O Ciep Leonel de Moura Brizola elaborou vídeos de cunho pedagógico, que não foram apenas direcionados aos estudantes do 3º ao 5º ano", lembrou.

Já Adélia observa que "o projeto é uma oportunidade de contato com as habilidades leitoras, através de oficinas de leitura e escrita". 

Projeto

Cerca de 4 mil alunos do 3º ao 5º ano de 40 escolas dos municípios de Macaé, Campos, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Carapebus e Quissamã participam do projeto. 

O “Navegando a Poesia” tem como objetivo promover o acesso à leitura e à escrita, levando em consideração a cultura local e regional. A ação é uma realização da Associação Raízes, em parceria Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário