RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Meio Ambiente: caminhada e ciclismo marcam abertura das comemorações

Publicado em 02/06/2014 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Bruno Campos

Bruno Campos

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, em cinco de junho, a Prefeitura de Macaé iniciou, neste domingo (1°), uma série de atividades que acontecerão até o próximo dia oito. A abertura aconteceu com a ‘7ª Caminhada na Natureza - Circuito Parque Atalaia’, e o Pedal Mountain Bike. O objetivo da programação é valorizar e preservar os patrimônios naturais do município.

A caminhada dentro do Parque Atalaia reuniu cerca de 150 pessoas. Elas conheceram a biodiversidade do local no percurso guiado de 10 quilômetros. A aposentada Terezinha Almeida, 57 anos, participou pela primeira vez da atividade. “Mesmo sendo de Cabo Frio, estou sempre visitando a região, principalmente, os distritos serranos de Macaé”, acrescentou. A Mostra de Agricultores Familiares da Região Serrana de Macaé também foi uma das atrações para os visitantes.

Já para quem gosta de pedalar, a programação contou com aproximadamente 50 ciclistas no Pedal Mountain Bike. A saída foi no Centro da cidade, em frente ao Paço Municipal, na avenida Presidente Sodré. De lá, os participantes passaram por diversas trilhas, num trecho de 27 quilômetros, até o destino final no Parque Atalaia, onde foram recebidos com uma palestra sobre a unidade de conservação, ministrada pelo secretário de Ambiente, Guilherme Sardenberg. 

“A iniciativa é uma parceria de diversos órgãos da gestão municipal. Estaremos ao longo da semana realizando diversas ações. A ideia é que as pessoas valorizem questões ambientais no seu dia a dia”, ressaltou Guilherme. 

O mecânico Fernando César Veríssimo, 40 anos, afirmou que o ciclismo está na sua rotina todos os dias. “Com a bicicleta podemos observar lugares, plantas e animais, interagindo com o meio ambiente”, frisou Fernando. 

O presidente da Fesportur, Antônio Luiz Pinheiro Santos, destacou que as ações representam uma mobilização de todo o governo para promover a melhoria da qualidade de vida. "Estamos com vários visitantes da região, porém, também pretendemos atrair os moradores de Macaé para as opções que a natureza do município oferece", disse Antônio Luiz. 

Programação prossegue com várias atividades
 
As ações continuam nesta segunda-feira (2), com visita a propriedades de agrofloresta implantada, na Serra da Cruz. Hoje haverá, ainda, a Travessia dos Municípios - Caminhada em dois dias (hoje e amanhã) por trilha centenária que leva aos limites de Macaé, Trajano de Moraes e Nova Friburgo (Bom Jardim). Além disso, terá mostra de cinema ambiental nas escolas municipais do bairro Malvinas.
 
Alunos das escolas da rede municipal visitam o Parque Atalaia amanhã (terça, 3) e quarta-feira (4). As atividades no espaço prosseguem amanhã com a trilha noturna “Observando a Biodiversidade sob as Estrelas”, entre 18h e 23h. A “Ação Ambiente e Comunidade” acontece na mesma data, no Parque Aeroporto, com sensibilização em relação aos temas de Resíduos, Recursos hídricos e Fauna Marinha.

Na quinta-feira (5), serão realizadas várias atividades: palestra “História Ambiental do Sana”, plantio de mudas e sensibilização ambiental no Colégio Municipal do Sana; Ação Ambiente e Comunidade com sensibilização em relação aos temas de Resíduos, Recursos hídricos e Fauna Marinha, no Centro da cidade; Exposição de animais silvestres taxidermizados e mostra de vídeos na Base Operacional da Secretaria de Ambiente no Sana; Pousada Verde - campanha de plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica nas pousadas da APA do Sana;  Observando a Biodiversidade sob as estrelas - Trilha noturna no Parque Atalaia, das 18h às 23h.   

A cerimônia de entrega da área para ampliação do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem), será na sexta-feira (6), às 14h, no auditório da instituição. No sábado (7), haverá Regata na Lagoa de Imboassica, com concentração na Barra da Lagoa, às 8h. Em seguida, às 8h30, é a vez do Passeio Ecociclístico entre a Praia Campista e Lagoa de Imboassica. A partir das 9h, está marcada a inauguração da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mário e Alba Corral, na localidade de Duas Barras.  

Para encerrar, no domingo (8), tem exposição de animais silvestres taxidermizados e mostra de vídeos, na Base Operacional da Secretaria de Ambiente no Sana, às 8h. Além disso, campanha de plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica nas pousadas da APA do Sana e caminhada guiada pelo Vale do Peito de Pombo, com concentração no Espaço Cria Sana, às 9h.  “A Restinga da Praia do Pecado é nossa!”, evento em comemoração à desapropriação da Restinga da Praia do Pecado, ocorrerá a partir das 10h, na Restinga da Praia do Pecado.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário