RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Encceja pode ser uma saída para jovens e adultos concluírem os estudos

Publicado em 20/01/2021 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de janeiro

Os jovens e adultos que desejam concluir seus estudos, mas esbarraram nas dificuldades geradas durante todo o ano devido à pandemia do coronavírus, podem optar por fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).  A prova gratuita tem como objetivo conceder periodicamente certificados de conclusão do ensino fundamental e de conclusão do ensino médio, para as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada.

Em Casimiro de Abreu, uma equipe da Secretaria de Educação, em parceria com Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Professora Maria Dias, estará de plantão nos dias 20, 21 e 22, das 13h às 17h, quando darão suporte aos candidatos para esclarecer dúvidas. Os interessados deverão agendar um horário através do telefone (22) 2778-4848 (ramal 206) e comparecer ao Ceja Professora Maria Dias, localizado no Centro da cidade, munidos de documento de identidade e CPF.

“O Encceja é uma grande oportunidade para aquelas pessoas que por algum motivo não conseguiram concluir os estudos. Para auxiliar no processo de inscrição, estaremos disponibilizando profissionais da secretaria para dar suporte aos alunos, já que muitos encontram dificuldades para efetuar a inscrição”, explicou a diretora do Departamento de Ensino da Secretaria de Educação, Rosangela Ferraz.

Em Macaé, a rede municipal está incentivando, através de mensagens e orientações virtuais, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que estão em defasagem de idade/ano de escolaridade a realizar a prova e conseguir o certificado ainda este ano, ou seja, obter a conclusão de um desses ensinos.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Eliane Araújo, a prova do Encceja é a oportunidade de elevar a escolarização por meio do certificado, que faz parte da política educacional alinhada à Educação de Jovens e Adultos (Eja). "Avaliações como estas são muito importantes para o aluno e todo processo de ensino", ressaltou.

Inscrições até sexta-feira, 22

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 vão até sexta-feira, 22 de janeiro. Os interessados podem se inscrever na página do Encceja na internet, gratuitamente. Caso necessário, o participante pode solicitar, durante a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova.

O Encceja será aplicado em todo país no dia 25 de abril. Para participar, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos, caso queira certificação no ensino fundamental, ou 18 anos, para o ensino médio.

A inscrição é gratuita, exceto para quem se inscreveu na edição 2019, não compareceu no dia da prova e não justificou a ausência ou teve a justificativa rejeitada. Nesse caso, o candidato deve pagar taxa de R$ 40, até 27 de janeiro, por meio de boleto gerado no fim da inscrição.

O participante conquista o certificado de conclusão se atingir nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, definidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que promove o Exame.

› FONTE: RJ NEWS ONLINE (www.rjnewson.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário