RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Combate ao Aedes: CCZ divulga cronograma de ações da semana

Publicado em 19/01/2021 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Em paralelo às ações de prevenção e controle do coronavírus, os trabalhos para combate ao Aedes aegypti seguem sendo realizados em Macaé. Esta semana, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, realizam visitas domiciliares em diversos bairros, a fim de eliminar criadouros do mosquito e orientar sobre a importância dos cuidados para evitar a proliferação do vetor responsável por transmitir dengue, zika e chikungunya.

Durante as visitas, os agentes de combate a endemias realizam o controle mecânico de criadouros inservíveis, como latas, garrafas, potes, entre outros que possam armazenar água parada. Os profissionais utilizam ainda medidas para o controle químico, com o uso de larvicida em depósitos que não possam ser eliminados, além de inseticidas para eliminação do mosquito na fase adulta. Todo o trabalho acontece seguindo os protocolos de prevenção ao coronavírus.

O cronograma de trabalho desta semana ainda inclui o controle e manejo integrado de outra espécie de mosquito, o Culex. A ação, iniciada nesta segunda-feira (18), segue no bairro Parque Aeroporto até a próxima quinta-feira (21), de onde segue para o Jardim Esperança, na sexta-feira (22).

Fumacê

A passagem do carro fumacê está sendo realizada sempre às 5h30. Nesta segunda (18), o veículo que realiza a pulverização de inseticida passou pela Nova Malvinas. A agenda da semana contempla ainda os seguintes locais: terça-feira (19), Barra de Macaé; quarta-feira (20), Cajueiros; e na quinta-feira (21), no Centro.

Controle de Roedores

O CCZ também age com ações específicas para o controle de roedores. O cronograma da semana prevê atuações no Visconde de Araújo, nesta segunda-feira (18). E a continuidade no Centro, na terça (19); Barra de Macaé, na quarta (20); Lagomar, na quinta (21); encerrando nos Cajueiros, na sexta (22).

Solicitações e denúncias ao CCZ podem ser feitas pelo telefone, no número: 0800-022-6461. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário