RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Educação: inscrições para o Encceja vão até o próximo dia 22

Publicado em 13/01/2021 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


As inscrições  para o  Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA 2020-2021) prosseguem até o próximo dia 22. Podem se cadastrar  jovens  a partir de 15 anos que desejam concluir o Ensino Fundamental. Já para conseguir o certificado  do Ensino Médio, o interessado deve ter 18 anos. O cadastro desta edição está sendo efetivado através do link http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/!/primeiroAcesso

A rede municipal está incentivando através de mensagens e  orientações virtuais  os estudantes da  Educação de Jovens e Adultos (EJA) que estão em defasagem idade- ano de escolaridade  a realizar a prova e conseguir o certificado ainda este ano,  ou seja, obter a conclusão de um desses ensinos. O Encceja, assim como o ENEM, não teve edição em 2020, devido ao distanciamento social. As provas foram remarcadas para 2021. A entidade responsável pelo Encceja 2021 é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Segundo a instituição, quem não realizou a última prova deve justificar a falta ou pagar uma taxa de inscrição. Vale ressaltar também que não é requisito ter frequentado a escola.

De acordo com a  Secretária Municipal de Educação, Eliane Araújo, a prova do Encceja é a oportunidade de elevar a escolarização por meio  do certificado, que faz parte da política educacional alinhada à Educação de Jovens e Adultos (Eja). "Avaliações como estas são muito importantes para o aluno e todo processo de ensino", ressalta.

As provas serão aplicadas no dia 25 de abril , nos dois turnos, a partir das 8h e das 14h30. Será obrigatório o uso de máscara como proteção à Covid-19. Os candidatos passarão por quatro provas objetivas, além da redação. Para a certificação no Ensino Fundamental, a avaliação vai abranger as seguintes áreas de conhecimento: Ciências, Matemática, Língua portuguesa, Língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia.

Já a avaliação do Ensino Médio terá  conteúdos de Ciências da natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia), Matemática e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física), Redação e  Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Cada uma das provas terá 30 questões de múltipla escolha e a redação valerá 5 pontos. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação. Para Língua Estrangeira Moderna, o participante realizará as provas de Inglês e Espanhol, não sendo possível optar por apenas uma delas.

O candidato que se inscreveu na edição passada do Exame (2019), mas não compareceu e não justificou a ausência, deverá ainda pagar uma multa de R$ 40,00. A guia pode ser paga em qualquer banco e lotérica até a data de vencimento constante no documento.

Educação de Jovens e Adultos na rede municipal

Quem quiser recuperar o tempo perdido nos estudos também pode se cadastrar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal. Em Macaé, 13 escolas municipais  e aproximadamente 1.500 estudantes foram atendidos na modalidade em 2020. A pré-matrícula para se cadastrar na Eja prossegue até esta terça-feira (12) pelo site oficial (macae.rj.gov.br).

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário