RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Cardoso Moreira é o próximo município a receber o impacto da onda de cheia

Publicado em 05/01/2021 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Após uma trégua nas chuvas nas últimas 24 horas, os níveis dos rios das bacias do Muriaé e Pomba começam a apresentar tendência de estabilização nesta terça-feira, dia 05/01, segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). Em Patrocínio do Muriaé (MG), o rio Muriaé atingiu o pico desta cheia ontem, às 20h45, quando registrou o nível de 7,43 metros. Hoje, o rio está na cota de 6,87 metros. Em Itaperuna (RJ), onde o rio Muriaé também transbordou ontem, o rio continua subindo, mas de forma mais lenta, registrando hoje 5,56 metros.

Segue em cota de alerta e subindo, o rio Muriaé em Cardoso Moreira (RJ), a previsão é que o pico desta cheia ocorra no município por volta das 18h de hoje, com a cota chegando próximo à inundação. Na bacia do rio Pomba, os rios também atingiram a cota de alerta. Em Santo Antônio de Pádua (RJ) e Aperibé (RJ), os níveis estão estáveis sem previsão de subida a não ser que volte a chover.

Acesse a íntegra do boletim extraordinário de monitoramento: https://bit.ly/39234Fh

Na região Sudeste, o SGB-CPRM, empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia, está operando os Sistemas de Alerta Hidrológico (SAHs) das bacias do Muriaé, Pomba, Doce e do rio das Velhas. Os alertas hidrológicos operados pelo Serviço Geológico do Brasil foram reconhecidos pelo governo federal em março de 2020 como serviço essencial que não deve ser interrompido durante o período de combate à pandemia do coronavírus com vistas à garantia da segurança coletiva.

Os SAHs implantados e operados pela CPRM têm o apoio da Agência Nacional de Água (ANA), através de aporte de recurso para operação das estações telemétricas que compõem os Sistemas, as quais fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência - RHNR.

Acesse o Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) do Rio Muriaé: https://www.cprm.gov.br/sace/muriae

Acesse o Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) do Rio Pomba: https://www.cprm.gov.br/sace/pomba

› FONTE: Serviço Geológico do Brasil - CPRM


sem comentários

Deixe o seu comentário