RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Sustentabilidade é tema de revista em Macaé

Publicado em 29/12/2020 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


"Desenvolvimento Sustentável: perspectivas para Macaé" é o tema da nova edição da revista de Estudos de Administração e Sociedade (EAS), organizada em parceria com o Observatório da Cidade de Macaé, ligado à Secretaria Adjunta de Ensino Superior. A publicação está disponível no endereço http://revistaeas.uff.br. A revista EAS apresenta um conjunto de artigos que abordam, a partir da perspectiva da sustentabilidade, as transformações vivenciadas pelo município nos planos econômico, social e cultural. 

Na edição, são projetados cenários que favoreçam o desenvolvimento sustentável e buscam a proteção ambiental e a garantia de qualidade de vida. São evidenciadas  reflexões, questionamentos e expectativas que possam contribuir para a dinamização do processo de desenvolvimento e crescimento coeso em Macaé e região, seguindo a lógica de pensar nas necessidades atuais da população, mas sem esgotar os recursos para as futuras gerações.

A expectativa é que haja impacto positivo das ações construídas e vivenciadas coletivamente entre a universidade e a comunidade e que possam levar o desenvolvimento do município, de seu entorno e para os acadêmicos.

Os temas destacados são: "A insustentabilidade do trabalho de Sísifo: observações críticas sobre o desenvolvimento sustentável a partir do caso de Macaé", "A produção agrícola de base familiar na Serra Macaense e sua relação com a conservação das águas e os modelos de desenvolvimento de Macaé", "Proposta de utilização da pegada hídrica como indicador socioeconômico e ambiental na gestão dos recursos hídricos no estuário do rio Macaé", e "Para que serviram os royalties? Um debate sobre a aplicação da compensação financeira decorrente da exploração de petróleo e gás no município de Macaé".

Na publicação também estão "O papel da moeda endógena pós-keynesiana no desenvolvimento em contextos mesoeconômicos", "Turismo em Macaé: possibilidades para um desenvolvimento mais sustentável da atividade", "O desenho institucional da política de assistência social pós-SUAS e algumas nuances locais: o contexto do município de Macaé/RJ" e "O papel das universidades e os núcleos de prática jurídica: o caso do Centro de Assistência Jurídica da Universidade Federal Fluminense Campus Macaé".

Artigos com ênfase prática

Para o professor e vice-diretor do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé/UFF Macaé, Giuliano Borges, a parceria entre o observatório da cidade de Macaé e a Revista Científica Estudos de Administração e Sociedade rendeu bons frutos. "Os oito artigos da edição especial possuem alguma ênfase prática, e ajudam a compreender o desenvolvimento do município. Também se demonstrou que os pesquisadores locais estão preocupados com o contexto regional, e os pesquisadores de fora mostraram o quanto nossa região é importante para se estudar, despertando o interesse científico para compreensão de nossa estrutura socioeconômica", observa.

A comissão editorial desta publicação é formada pela professora Isabela Barboza da Silva Tavares Amaral – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora  Naiara Sperandio – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor  Tiago Oliveira de Souza – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Scheila Ribeiro de Abreu e Silva – Observatório da Cidade de Macaé. Já a fotografia é de João Barreto Affonso. Os editores da edição especial são Giuliano Alves Borges e Silva e Luana Silva Monteiro.

Vale lembrar que já foi destacada uma série de edições comemorativas relacionadas com a passagem dos dez anos de criação do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd) da Universidade Federal Fluminense – UFF.
 

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário