No próximo mês, as cidades de Casimiro de Abreu e Macaé receberão o Projeto Cinema Presente na Praça, que visa oferecer exibições gratuitas de filmes nacionais a céu aberto para cidades do Estado do Rio de Janeiro.
A programação começou no dia 12 de outubro, dia das crianças, com a primeira exibição na cidade de Arraial do Cabo. Agora, segue por outros 19 municípios, incluindo Casimiro de Abreu, com exibição no próximo dia 07 de novembro, e Macaé, onde a programação será no dia 22.
Para a realização da atividade, será montado um grande telão de LED de 6 metros, com redução de 75% de energia nas exibições e toda a estrutura seguirá os protocolos de segurança contra o coronavírus. Além disso, o projeto é certificado com o Selo Verde já que opera com consumo consciente de energia e a preocupação com todas as embalagens usadas na execução.
A organização ressalta que o projeto só foi possível graças ao enquadramento no edital da Lei de incentivo da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC) e a contemplação no edital 2019 de patrocínio cultural da Enel.
"Cada vez mais a experiência do Cinema se torna economicamente inviável, para poucos privilegiados. O cinema dos anos 2000 ficou concentrado nos grandes centros urbanos e dentro de shoppings, em multi salas de grandes grupos empresariais. Os antigos distribuidores dos cinemas de rua acabaram dando lugar a multinacionais gananciosas. O alto valor do ingresso cobrado é totalmente fora da realidade brasileira para qualquer família no país, e 80% das cidades do Rio de Janeiro não possuem", explicou Felipe Flores, Diretor Geral do Cinema Presente.
› FONTE: RJ News