Considerada um dos biomas mais ameaçados do planeta, a Mata Atlântica é o domínio de natureza mais devastado do Brasil. Por conta dessa e outros, diversos estudantes da rede municipal de ensino de Casimiro de Abreu terão a oportunidade de enriquecer os conhecimentos sobre os recursos naturais. As ações servirão para lembrar o Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado no último dia 22, e o Dia Nacional da Mata Atlântica, que será no dia 27.
Na segunda-feira, dia 26, as ações ambientais chegam às escolas municipais Rosa Branca, bem próximo à entrada do Sana e no Colégio Municipal Casimiro de Abreu, no distrito de Barra de São João. De acordo com a secretaria municipal de comunicação – Secom, nas unidades serão desenvolvidas dinâmicas que abordarão as características da área preservada de Mata Atlântica presente no município.
De acordo com o diretor do departamento de Meio Ambiente, Luizmar Mozer, o mesmo assunto será abordado com os estudantes na terça-feira, dia 27, só que desta vez, na Escola Municipal Padre Francisco Blasco Peres - Padre Paco, às 10 horas, e CIEP Brizolão Municipalizado 406 Ludevis Teixeira Bastos, às 14 horas. “Vamos mostrar o que tínhamos antes e o que restou da mata. Isso servirá para trabalharmos a consciência ambiental desses jovens”, disse.
Já o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maurício Porto, explicou que a ação colabora para que o público alvo conheça cada vez mais a realidade ambiental em que estão inseridos. “É uma forma de incentivarmos também a preservação”, relatou. Um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, a Mata Atlântica, chegou a ocupar quase todo o território brasileiro. Atualmente, restam 7% de sua área original.
Casimiro de Abreu possui pouco mais de 31% de seu território coberto por remanescentes florestais. As comemorações pelas datas começaram na quinta-feira, dia 22. Os alunos da Escola Agrícola tiveram a oportunidade de aprender sobre conhecimentos e plano de manejo do parque municipal Córrego da Luz. Após eles foram levados para conhecer os limites, algumas trilhas, bem como a fauna e flora do parque.
› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)