RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Parque Municipal Atalaia encanta visitantes em Macaé

Publicado em 22/05/2014 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Divulgação

Divulgação

O Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia é um local considerado ideal para descansar e apreciar a natureza. Localizado a 27 quilômetros do centro de Macaé, o parque foi criado em 1995. Hoje é uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica do estado e oferece três tipos de trilhas e paisagens. A visitação é gratuita e está aberta às terças-feiras, de 13h30 às 16h; e de quarta-feira à sábado, de 9h às 12h e de 13h30 às 16h.

Antes o Parque Atalaia se chamava Fazenda Atalaia, porque era usado somente como o primeiro manancial de abastecimento da cidade com água potável. Hoje o local conta com oito funcionários, entre eles um técnico de turismo, um biólogo especialista em serpentes, e um guarda ambiental que acompanha o visitante nas trilhas.

Com 235 hectares – 75% de mata fechada -, quem visita o parque encontra interesses relacionadas à ecologia, como a fauna e a flora. Uma das trilhas tem dez quilômetros e dura cerca de duas horas, mas só pode ser feita uma vez por ano. A caminhada acontece sempre na Semana do Meio Ambiente, comemorada no início de junho. As outras trilhas têm entre 900 metros e um quilômetro e meio.

O parque pertence ao grupo de unidade de conservação de proteção integral, oferecendo um ambiente ideal para a realização de aulas de educação ambiental e ciências, nos diferentes níveis de ensino. Além disso, qualquer pessoa pode visitar.

Para visitar, o responsável do grupo deve enviar um email para agendamento.sema@macae.rj.gov.br solicitando um pré agendamento com nome da instituição, data e horário da visita, número de participantes, nome e telefone do responsável. O solicitante será comunicado e receberá uma ficha de pré agendamento com as normas do parque. Após preenchida, a ficha deve ser encaminhada com antecedência, de no mínimo 72 horas, o e-mail do agendamento. O visitante que for só com família não precisa de agendamento.

O número máximo de participantes é 45, tanto no período da manhã, quanto à tarde. A idade mínima para participar da trilha ecológica é sete anos. Para aqueles que irão fazer a trilha, é indispensável calça comprida e calçado fechado.

Uma das normas é não utilizar bebida alcoólica e cigarro no parque e levar protetor solar, repelente, garrafas de água e lanche, pois o parque não oferece esses itens. A estrutura do parque é formada por um refeitório, uma cozinha e um centro administrativo.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário