RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Eleições para conselhos escolares seguem na rede municipal em Macaé

Publicado em 20/05/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Prosseguem até o mês de novembro as eleições para conselheiros escolares. O processo eleitoral acontece a cada dois anos, e o cronograma é organizado pelos dirigentes das unidades municipais de ensino.

O trabalho dos conselheiros escolares é contribuir nas deliberações sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras das escolas municipais. Além disso, os conselhos escolares também atuam na organização de planos e projetos escolares e contribuem na organização, aplicação de recursos e aprovação do projeto pedagógico da unidade municipal de ensino.

Para intensificar a atuação dos conselheiros da região, representantes de municípios como São Fidélis, Campos e Rio das Ostras se reuniram na última quinta-feira (15), junto à coordenação do Conselho Escolar da rede municipal, para tratar da realização do Encontro Regional dos Conselhos Escolares. A programação está prevista para acontecer no dia 18 de setembro em Macaé.

Macaé conta com 94 conselhos escolares que trabalham em prol da relação família-escola-comunidade. No município, todas as atividades dos conselhos escolares seguem as determinações do Ministério da Educação (MEC) como orientações de como acompanhar a vida escolar dos estudantes e dicas para contribuir com o processo ensino-aprendizagem.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, Macaé também segue o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares e prioriza a formação dos técnicos responsáveis pelas ações de implantação, organização e fortalecimento do Conselho Escolar, trabalho que está sendo intensificado neste ano letivo. “Diante disso, os conselheiros escolares participam de uma formação continuada específica na sede da Secretaria de Educação. O objetivo é o reforço da atuação nas escolas municipais”, pontuou.

Outro fator positivo: o município é reconhecido em toda região e ainda  faz parte  do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares. “Os  conselhos Escolares de Macaé são alvos de elogios e servem de exemplo para outras cidades da região. O trabalho dos Conselhos Escolares de Macaé é intenso. O município segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394-96) que, em seu artigo 14, dispõe sobre a importância da participação da comunidade escolar local nos conselhos escolares ou equivalentes”, finaliza a secretária.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário