RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Macaé - Funemac e Ordem Pública apresentam programa de Formação Continuada para a Guarda Municipal

Publicado em 07/05/2014 Editoria: Segurança sem comentários Comente! Imprimir


A população de Macaé terá uma Guarda Municipal mais capacitada, treinada e com nivelamento de conhecimento o que garantirá mais eficiência na prestação do serviço. A Secretaria de Ordem Pública fez uma parceria com a Fundação Educacional de Macaé (Funemac) para o desenvolvimento do programa permanente de Formação Continuada da Guarda Municipal e da Guarda Ambiental que foi apresentado, nesta terça-feira (6), aos comandos da GM.

A apresentação aconteceu na Funemac e foi feita pelo secretário de Ordem Pública, coronel Edmilson Jório; o presidente da Funemac, Gleison Guimarães; e o corregedor geral da Guarda, Gustavo Guedes Mendonça. A parte pedagógica do programa foi toda desenvolvida pela equipe da Superintendência Acadêmica da fundação.

O curso terá carga horária de 58 horas, está previsto para começar no segundo semestre deste ano e, inicialmente, destina-se ao conhecimento de 61 guardas municipais e à formação de uma equipe de no mínimo cinco instrutores para assessorar e acompanhar o programa para os demais guardas municipais.

O corregedor explicou que o programa tem três pilares: consolidar a parceria da Ordem Pública e a Funemac para uma visão da Guarda mais institucional e profissional; reciclagem inicialmente dos coordenadores e subcoordenadores; e conscientizar os guardas municipais para que sejam protagonistas de sua vida funcional, construindo sua matriz curricular de forma bem definida.

Os guardas receberão conhecimento nas áreas de Ética e Cidadania no Serviço Público, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Direito Ambiental, Direito Administrativo, Procedimentos Penais, Gestão Pública e Direitos Humanos.

A formação será realizada na modalidade presencial, cada módulo será certificado pela Funemac como curso de extensão e a metodologia adotada pela fundação no programa está em sintonia com o Plano de cargos, Carreiras e Vencimentos da Guarda Municipal (Lei Complementar nº 154/2010).

- É uma iniciativa consistente e que está acontecendo de forma rápida, na velocidade que a população espera e precisa. Essa interação da Funemac com a Ordem Pública é importante dentro da estrutura da prefeitura porque possibilita estabelecer ações dessa grandeza que agregam valor a um trabalho tão importante como o que é desenvolvido pela Guarda Municipal e a Guarda Ambiental. O resultado dessa união faz o governo municipal funcionar de fato para a sociedade – destacou o presidente da Funemac, Gleison Guimarães. Ele acrescentou que já são parceiros neste projeto também a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Subsecretaria da Infância e Juventude (Sinjuv) – vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social -, o Centro de Referência do Adolescente (CRA), e outros órgãos municipais.

O secretário de Ordem Pública ressaltou que essa rede de colaborações da prefeitura possibilitará, futuramente, a instalação de uma sessão técnica de ensino da Guarda fazendo com o que os guardas recém-formados recebam as instruções e o curso dentro da própria corporação sempre em função das demandas da sociedade.

- Isso deve acontecer a longo prazo, é o esperado com este programa. Hoje, o mais importante é que o programa, em parceria com a Funemac, possibilitará nivelar o conhecimento no comando da Guarda e depois haverá cursos intermediários até chegar na base, construindo uma visão de futuro da Guarda Municipal de Macaé – concluiu Jório.

O comandante da Guarda, Sebastião Monteiro, finalizou o encontro da seguinte forma:

_ Já desenvolvemos um trabalho social muito importante nas escolas, no trânsito e outras ações e, a cada dia, o munícipe sente-se mais à vontade com os profissionais da Guarda Municipal. Esse programa vai fortalecer essa relação e aumentar a simpatia, colaboração e apoio que os guardas recebem dos cidadãos.

Participaram da apresentação do programa também a equipe da Superintendência Acadêmica; o comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno; e outros guardas.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário