Agência Nacional do Petróleo (ANP) já concedeu aval para o consórcio Cabiúnas 1 iniciar a construção do trecho marítimo do gasoduto Rota Cabiúnas, linha que levará o gás produzido no pólo pré-sal da Bacia de Santos para o Terminal de Cabiúnas (Tecab), instalado no município de Macaé.
O projeto contempla a interligação com a extremidade do trecho submarino de exportação Lula NE/Lula (área de Iracema), as esperas para interligações futuras e a chegada à praia do Lagomar, que fica próximo ao Tecab, além das instalações do trecho terrestre do gasoduto Lula/Cabiúnas.
O trecho marítimo do duto terá cerca de 278 quilômetros de extensão e será instalado em profundidade de até 2.232 metros. A linha terá origem no quilômetro 101,5, da Rota Cabiúnas, com destino ao Campo de Lula. Ao todo, o projeto Rota Cabiúnas terá 394 quilômetros de extensão e capacidade nominal de escoamento de 13 milhões de metros cúbicos por dia. O novo duto possibilitará a ampliação do processamento de gás do sistema Tecab-Reduc de 23 para 28 milhões metros cúbicos diários.
Já o trecho terrestre tem aproximadamente 4,1 quilômetros de diâmetro nominal de 24 in. O traçado inicia no ponto de interligação com o trecho submarino, após a zona de arrebentação, na praia do L agomar.
O Terminal de Cabiúnas opera desde 1982 e hoje é considerado um dos maiores polos de processamento de gás natural do país. A sua ampliação faz parte do projeto “Rota Cabiúnas”, integrante do Plansal. O consórcio Cabiúnas 1 é composto por Petrobrás, BG, Petrogal e Repsol.
› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)