RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

São Pedro da Aldeia recebe o maior ICMS Verde da Região dos Lagos

Publicado em 05/04/2014 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


São Pedro da Aldeia é o município que vai receber o mais alto valor do ICMS Verde entre todos da Região dos Lagos. Com o valor de R$ 3.435.785,00, a cidade também está em 20º lugar em todo o Estado do Rio de Janeiro, mostrando a força do trabalho ambiental que vem sendo realizado.

Imagem da Notícia

Criada em 2007, o repasse tem como principais objetivos ressarcir os municípios pela restrição ao uso de seu território, notadamente no caso de unidades de conservação da natureza e mananciais de abastecimento e recompensar pelos investimentos ambientais realizados, uma vez que os benefícios são compartilhados por todos os vizinhos, como no caso do tratamento do esgoto e na correta destinação de seus resíduos.

Os repasses são proporcionais às metas alcançadas nessas áreas: quanto melhores os indicadores, mais recursos as prefeituras recebem. A cada ano, os índices são recalculados, dando uma oportunidade para que os municípios que investiram em conservação ambiental aumentem sua participação no repasse de ICMS..

São Pedro da Aldeia vem se destacando anualmente como um dos municípios que recebem maiores valores do UCMS Verde. Segundo a secretária de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, Adriana Saad, isso ocorre principalmente pela destinação final dos resíduos sólidos, em aterro sanitário e pela Estação de Tratamento de Esgoto.

“Os valores desse repasse serão ainda maiores quando estivermos com o Parque Municipal da Mata Atlântica totalmente regulamentado” afirmou

E a regulamentação do Parque Municipal será um dos itens em que o repasse estadual será utilizado. Além disso, segundo Adriana, haverá investimento em saneamento, coleta seletiva, fundo do meio ambiente e destino final dos resíduos sólidos.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário