RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Agricultura faz pregão para comprar antenas de telefonia celular rural

Publicado em 02/04/2014 Editoria: Economia sem comentários Comente! Imprimir


Programa Vozes da Produção vai promover comunicação via celuara e acesso a internet 3G.

O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo,  informou que amanhã, dia 3, será realizado o primeiro pregão para a compra das primeiras antenas do sistema de telefonia celular rural do programa Rio Rural. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (2), para cerca de 300 agricultores, em Cachoeiras de Macacu, durante a abertura do Encontro de Comitês Gestores das Microbacias Hidrográficas (Cogem).

-Com o Vozes da Produção o estado do Rio será o primeiro a implementar um programa de telefonia celular e internet no país. Isso permitirá ao produtor acessar o preço dos produtos agrícolas, facilitando no momento de negociar. Não adianta resolver problemas de estradas, eletrificação, se não solucionarmos a questão da telefonia e da internet. Precisamos evitar o exôdo rural digital - destacou ele.

Na ocasião, a presidente da Emater-Rio, Stella Romanos lembrou que a injeção de recursos do Rio Rural tem permitido aos técnicos da empresa intensificar as ações junto aos agricultores promovendo o desenvolvimento rural sustentável.

- Os Cogems são uma importante conquista.Permitem que o próprio produtor diga o que precisa - acrescentou.

Satisfeito com o programa, o produtor de Casimiro de Abreu, Roberto Carlos Fortini, integrante do Cogem, destacou que o encontro é uma oportunidade para conhecer as ações dos comitês gestores que estão sendo realizadas em outros municípios.

- Acredito nos benefícios do projeto e na sua importância para a conscientização dos produtores com relação a preservação da natureza. Com recursos do Rio Rural e apoio técnico da Emater-Rio estou protegendo as nascentes em minha propriedade, criando galinhas caipiras e ampliando o plantio de aipim - concluiu.

Participaram do encontro o secretário municipal de Agricultura de Cachoeiras de Macacu, Rodrigo Oliveira de Aguiar, o presidente da Pesagro-Rio, Rafael Miranda,  o superintendente de Desenvolvimento Sustentável da secretaria estadual de Agricultura e secretário executivo do Rio Rural, Nélson Teixeira, o presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural de Cachoeiras de Macacu e Itaboraí, José Carlos de Souza Rocha, além de representantes dos vários grupos atuantes em cada microbacia hidrográfica, que têm participação ativa nas ações de desenvolvimento sustentável do Rio Rural

Durante o evento, técnicos da Emater-Rio que se destacaram pelo trabalho de promover o desenvolvimento rural sustentável foram homenageados pela secretaria de Agricultura com placas de agradecimento.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário