RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

S.Jardim - Comemoração ao 'Dia Mundial da Água' recolhe mais de um caminhão de lixo do 'Valão da Caixa'

Publicado em 22/03/2014 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


O “SOS Água” é um projeto do programa de Educação Ambiental da Semma

O “SOS Água” é um projeto do programa de Educação Ambiental da Semma

Um montante equivalente a mais de um caminhão de lixo foi recolhido ontem (21/03) do “Valão da Caixa” no mutirão de limpeza em comemoração ao “Dia Mundial da Água” (cuja data é celebrada hoje 22/03, promovido pela secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma). Realizada num trecho de cerca de 100 metros entre as Ruas Sansão Pedro David e Vieira Canavezes, no bairro Nossa Senhora da Lapa, a ação reuniu cerca de 50 pessoas e contou ainda com a apresentação musical do grupo do Pró-Jovem utilizando instrumentos feitos a partir de materiais recicláveis; distribuição de camisetas e bonés pela concessionária Águas de Juturnaíba, além da participação de representantes do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ).

As pessoas entraram no valão usando botas e luvas cedidas pela Semma, que esteve representada pela secretária Ilza Carla Fischer Espíndola acompanhada de praticamente todos os auxiliares. Participação, ainda, de funcionários da secretaria municipal de Saúde (Semsa).

A professora Marla Domingues, coordenadora de Educação Ambiental da Semma, explicou o motivo da data e os objetivos da ação. O evento despertou a atenção e participação de moradores, como Valdemir Rodrigues Viana, nascido e criado no local. Ele lavava o seu carro no momento e fez questão de parar o serviço para aderir ao movimento:

“Estou aqui colaborando e não gosto de ver jogar lixo na natureza assim como o desmatamento. Eu passo muito mal com isso, pois saio da minha casa e fico de frente para esse monte de lixo dentro do valão, onde eu já tomei muito banho e pesquei. Hoje em dia eu vivo triste vendo essas coisas assim. Eu queria que os moradores, meus vizinhos e amigos colaborassem direto e não só hoje. Quando houver alguma coisa de errado aqui a gente procure saber quem jogou e  continue sempre cuidando assim”, disse ele, o qual foi um dos que mais trabalharam.

O CILSJ participou com uma tenda explicando os benefícios e a importância da água assim como os cuidados necessários à sua preservação. Entre os participantes, ainda, alunos da E.M. Omar Faria Alfradique, localizada no bairro Cidade Nova, próximo ao local do evento.

&39;SOS Água&39;  

A comemoração também dá prosseguimento ao projeto “SOS Água” da Semma. O programa, que foi recomeçado no último dia 18/03, pelo bairro Nossa Senhora da Lapa, limpou um trecho do “Valão da Caixa”, o qual corta as localidades de Nossa Senhora da Lapa, Biquinha e Santo Expedito.

O “SOS Água” é um projeto do programa de Educação Ambiental da Semma que tem como objetivo a melhoria da qualidade das águas silvajardinenses. O projeto foi iniciado no ano passado, mas teve que ser interrompido devido a dificuldades técnicas. Ele tem etapas como: diagnóstico, tabulação de dados, oficina de sensibilização com os moradores e limpeza de cursos d’água.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário