RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Dia Mundial da Água é comemorado em Barra do Furado

Publicado em 20/03/2014 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Dia Mundial da Água é comemorado em Barra do Furado - Foto: Grazielle Queirós

Dia Mundial da Água é comemorado em Barra do Furado - Foto: Grazielle Queirós

As Secretarias de Educação e Meio Ambiente, realizaram nesta quarta-feira (19), ações para comemorar antecipadamente o Dia Mundial da Água, celebrado no próximo sábado (22). A Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner em Barra do Furado, foi eleita para receber a palestra sobre “Os recursos hídricos do município de Quissamã e sua relevância”, ministrada pelo Vereador Luiz Carlos Fonseca Lopes.

“Essa palestra foi muito oportuna, pois, conseguimos transmitir para os alunos, a importância do manejo adequado da comporta do Canal das Flechas. Se bem manuseada, até num período de seca, a população terá água. É fundamental conscientizar os jovens para que eles saibam sobre a importância que a água tem para o município. Não podemos poluir e nem jogá-la fora. Precisamos primar pela qualidade e quantidade da água”, explicou Luiz Carlos.

O evento composto por palestras, oficinas, coletas de lixo e visitas à Estação de Tratamento de Água da localidade feitas pelos alunos do 6º ao 9º, divididos entre seis turmas da escola, tem a função de chamar atenção para a importância da água doce e a necessidade da conscientização para sua preservação.

André Luiz Figueiredo, responsável na estação pela Divisão de Educação Ambiental, recebeu os alunos e explicou como funciona todas as etapas, desde a captação da água feita no Canal das Flechas, passando pelo “floculador”, “decantador”, três filtros rápidos compostos por pedras britas e areia, cisterna, caixa distribuidora, até chegar na casa de cada um que ali estava.

“Esse tipo de ação que acontece todos os anos, é uma forma de ajudar na conscientização dos alunos. Eles aprendem sobre a importância de preservar o meio ambiente como um todo e acabam propagando isso nas suas casas, rodinhas de amigos, igrejas, entre outros”, declarou a Chefe da Divisão do 2º Segmento, Andréa Pessanha.

Na próxima sexta-feira (21), às 8h, os alunos do 5º ano da Escola Délfica de Carvalho Wagner, monitorados por uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, irão participar do mutirão de limpeza que será realizado na área do mangue. A expectativa é remover embalagens plásticas, vidros e metais.
 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário