A Fundação Rio das Ostras de Cultura em parceria com o IBAC, do Rio de Janeiro, abre as inscrições para uma nova modalidade de Curso de Qualificação para Instrutores de Dança
Depois de conquistar sucesso de público, atraindo cerca de 80 alunos das mais diversas localidades da Baixada Fluminense e Região Serrana, a Fundação Rio das Ostras de Cultura em parceria com o Instituto Brasileiro de Aprimoramento Cultural (IBAC), do Rio de Janeiro, abre as inscrições para uma nova modalidade de Curso de Qualificação para Instrutores de Dança. Dessa vez, estudantes e profissionais de dança poderão se qualificar a partir de janeiro de 2015 no Jazz Dance, com aulas ministradas nas instalações do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro.
Já em março, será aberta uma turma de Dança de Salão, que segundo a coordenadora dos cursos, Denise Acquarone, foi estabelecido considerando a necessidade local. “Fizemos uma pesquisa para saber quais os cursos de maior preferência e necessidade da região e a Dança de Salão aparece entre eles. Essa linguagem está sendo muito difundida e estão surgindo muitos grupos e várias pessoas já estão dando aulas, porém, sem ainda um nível de conhecimentos e qualificação necessários. Estamos recebendo pedidos deste segmento por cursos”, explicou.
Os CQIDs contam com professores de grande experiência artística e técnica na área, com competências de Mestrado e Doutorado em dança e possuem como objetivo, colaborar para o aprofundamento do conhecimento teórico e prático de metodologias reconhecidas em todo o mundo, utilizando uma linguagem didática específica e focando, principalmente, a capacitação da instrução da dança, em seu âmbito educacional.
Os cursos possuem uma carga horária total de 80 horas, divididas em módulos, nos quais os estudantes devem passar por avaliações e somar um coeficiente mínimo de média, além de uma frequência de pelo menos 75% das aulas para ao final obter um certificado de conclusão validado pelo IBAC e Fundação Rio das Ostras de Cultura.
“Está sendo uma experiência muito agradável e gratificante estar ministrando o CQID em Rio das Ostras, o público é bem variado e eclético, mas todos possuem o mesmo foco de aprender, dividir e de compartilhar conhecimentos”, afirmou a professora de Dança Educação, Flavia Burlini, ressaltando que os cursos são uma grande oportunidade de capacitar os profissionais da região, preparando-os para o mercado de trabalho.
› FONTE: RJ News