RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS
Direito, Politica e Cidadania - Por Helio

Direito, Politica e Cidadania Por Helio

Direito, Politica e Cidadania - Por Helio

APOSENTADORIA

Publicado em 11/02/2021 sem comentários Comente!

.

.

É comum ler nos jornais ou assistir nos noticiários as constantes tentativas de mudanças na aposentadoria.

Esse tipo de situação é um complicador sério para os trabalhadores, que, em muitos casos, têm dúvidas a respeito de qual regra está realmente valendo para o seu caso.

Dessa forma, o planejamento previdenciário oferece uma vantagem relevante quando se trata dessas dúvidas e questionamentos ocasionados em razão das constantes tentativas e efetivas mudanças na legislação, já que permite ao trabalhador se aposentar no momento certo.

Por meio do planejamento, você evita o prejuízo de se aposentar depois do tempo, reduzindo possíveis perdas de contribuições pagas sem necessidade.

E também o prejuízo de se aposentar antes do tempo, evitando o protocolo de pedidos no INSS sem ter atingido o prazo exigido em lei.

Por exemplo, se você pedir sua aposentadoria antes do tempo, provavelmente, parará de contribuir durante o trâmite do processo administrativo.

Suponhamos que esse processo tenha uma duração de um ano e, ao fim, a aposentadoria seja negada, pois você não atingiu o requisito de tempo mínimo exigido pela lei.

Em uma situação como essa, você perdeu doze meses de contribuição (período no qual o processo ficou tramitando), o que significa que você terá que contribuir por doze meses a mais para conseguir se aposentar no futuro.

Ou seja, planejar-se garante que você tenha mais clareza com relação à data correta para fazer o seu pedido de aposentadoria.

Isso permite que você só o faça no momento certo, evitando os problemas que podem acontecer tanto em caso de antecipação quanto em caso de atraso na abertura do processo de aposentadoria.

heliomarcio@globo.com

 

 

 

Direito, Politica e Cidadania

Por Helio

sem comentários

Deixe o seu comentário